segunda-feira, novembro 26, 2007

Sentidos

Como é notório, todo ser vivo, ao decorrer de sua evolução, pode desenvolver sentidos com os quais ele poderá interagir com o mundo. Nos homens, por base, temos cinco sentidos: audição, visão, olfato, tato, paladar. Mais além, torna-se cada vez mais comum relatos sobre fenômenos extra-sensoriais. De fato, todos os aspectos da psique, da mente humana, se encaixam no então Sexto Sentido, inclusive a telepatia, telecinese, teleporte, sincronia, sintonia, intuição, empatia, precognição, levitação, pirocinese, criocinese, clarividência, dentre outros.


Mas os poderes da mente seriam a última etapa da evolução? Encontra-se respostas para isto nas lendas e mitos do passado onde grandes homens superaram aos deuses e a si próprios. Suas façanhas revelam o dom do Sétimo Sentido. Nestes heróis encontramos a força motriz, a dynamis, capaz de realizar tamanho feito, graças ao despertar da junção do microcosmo interior ao macrocosmo exterior, fonte de toda energia potencial.


Plus ultra. Se o Sétimo Sentido dá ao homem a condição de herói, o Oitavo Sentido lhe torna um semi-deus, apto pela primeira vez a vagar pelos mundos da cabala enquanto ainda vive em seu corpo terreno. Tal sentido pode ser atingido por forças próprias, mas mesmo nas eras homéricas a evolução unilateral quase sempre foi infrutífera. Todavia, o sangue divino, o ikhor, pode tornar um humano em uma semi-postestade, seja naturalmente, com a união carnal de um mortal com um imortal, ou com o mero contato com o liquido.


Ainda assim, semi-deuses não podem tocar os tronos altíssimos, estão fadados a planos elementais – portas de entrada para os reinos divinos. Somente os seres dotados com o Nono Sentido podem romper estas barreiras e freqüentar tais mundos. E estes seres são os deuses. Mas, o que define um deus? Ser adorado? Atrizes e atores também o são... Ser poderoso? Ser o melhor? Nem sempre... Ser Imortal? Bem, de certa forma, sim.


A imortalidade de um deus é uma característica inata. Contudo um deus pode sim vir a morrer em situações extremas que não cabem discussão neste momento. Todavia, sabemos que talvez (muito improvavelmente) possa ter um fim, mas e um início? Como os deuses surgem? Mitologicamente todos provém de uma linhagem real primordial, por isso seu sangue é tão crucial. Existem também raríssimos casos de humanos que alcançaram este patamar. Não se sabe, com certeza, se em algum ponto de sua árvore genealógica aconteceu algum contato com o sang real, santo graal.


Nenhum comentário: