domingo, abril 15, 2018

Naraka

Tipo: Reino elementar do fogo
Domínio: Posse do deva Yama.
Raças Dominantes:
Geografia: 27 narakas e 1 loka.
Acessos: Yomotsu
Divisão Política: As 27 narakas são divididas em 9 mandalas.
- 1ª Mandala: Raurava, Súkara e Rodha.
- 2ª Mandala: Tála, Taptakumbha e Taptaloha.
- 3ª Mandala: Mahájwála, Lavana e Vimohana.
- 4ª Mandala: Krimibhaksha, Krimísa e Lálábhaksha.
- 5ª Mandala: Vedhaka, Visasana e Adhomukha.
- 6ª Mandala: Púyaváha, Rudhirándha e Vaitaraní.
- 7ª Mandala: Krishna, Asipatravana e Vahnijwála
- 8ª Mandala: Sandasa, Swambhojana e Dáruná.
- 9ª Mandala: Kálasútra, Tamas e Avichi, além de Yama-loka.
Clima: Hostil, extremamente quente ou extremamente frio
Morfologia: Desertos de areia, sal e rochas ígneas e correntes magmáticas, como também picos altíssimos nevados e rios congelados.
Fauna: Dominada por serpentes e nagas, mas espécies de tardígrados gigantes, formigas prateadas e besouros são comuns. Aves de fogo e gelo dominam as montanhas.
Flora: Vegetação rasteira esporádica e tipos de dasilírios.

Se na concepção hindu o Pátála é logo abaixo da terra, o Naraka é o poço mais fundo dos infernos. É um reino elementar de fogo para os condenados por crimes e pecados, tal como os demais, mas ao contrário destes, não é a danação eterna; somente um domínio de expurgo dos pecados afim de propiciar o mais um renascimento na mandala do samsara. São nove mandalas compostas de três narakas cada, além da esfera particular do deva Yama. A principal entrada para estes domínios é o Yomotsu.

A primeira mandala é composto pelos narakas de Raurava, Súkara e Rodha. É condenado à Raurava (pleno horror) aquele que proferir, mesmo pequena ou parcial, quaisquer falsidades. É condenado à Súkara (porco) aquele que assassinar um brâmane, roubar ouro ou embebedar-se de vinho. Assim como quem se associar-se com aquele. É condenado a Rodha (obstrução) aquele que causar abordo, pilhar uma cidade, matar uma vaca ou estrangular um homem.

A segunda mandala é composto pelos narakas de Tála, Taptakumbha e Taptaloha. É condenado a Tála (cadeado) aquele que assassinar um homem da segunda ou terceira casta ou que for culpado de adultério com a esposa de seu mestre. É condenado a Taptakumbha (caldeirões quentes) aquele que praticar incesto com uma irmã ou assassinar um embaixador. É condenado a Taptaloha (ferro em brasa) aquele que vende sua esposa, aquele que a prende e aquele que a negocia, além daquele que põe ao deserto seus convivas.

A terceira mandala é composto pelos narakas de Mahájwála, Lavana e Vimohana. É condenado a Mahájwála (grande chama) aquele que cometer incesto com uma filha ou sobrinha. É condenado a Lavana (sal) aquele que desrespeita um guia espiritual, que abusa de seus semelhantes, que ultraja os vedas ou os vende ou que toma mulher de casta proibida. É condenado a Vimohana (desorientação) o ladrão e o desobediente as observações prescrevidas.

A quarta mandala é composta pelos narakas de Krimibhaksha, Krimísa e Lálábhaksha. É condenado a Krimibhaksha (vermes como comida) aquele que odeia seu pai, os brâmanes e aos deuses ou aquele que rouba preciosas jóias. É condenado a Krimísa (dos insetos) aquele que se apropria de meios mágicos para enganar os outros. É condenado a Lálábhaksha (saliva como comida) aquele patife que come sua refeição antes de oferecer aos deuses, aos manes ou aos visitantes.

A quinta mandala é composta pelos narakas de Vedhaka, Visasana e Adhomukha. É condenado a Vedhaka (perfurante) aquele que usa flechas. É condenado a Visasana (assassinos) aquele que usa lanças, espadas e outras armas. É condenado a Adhomukha (de ponta-cabeça) aquele que aceita presentes ilegais ou aquele que oferece sacrifícios de objetos impróprios ou que prediz eventos pela observação dos astros.

A sexta mandala é composta pelos narakas de Púyaváha, Rudhirándha e Vaitaraní. É condenado a Púyaváha (onde a matéria cobre) aquele que come deliciosas guloseimas fúteis sem antes tê-las oferecidas à crianças ou aquele brâmane que vende carne, licor, sésamo ou sal, ou aquele que comete violência, ou ainda aquele que copular com gatos, frangos, cabras, cães, porcos ou pássaros. É condenado a Rudhirándha (fontes de sangue) aquele que se exibe em público, aquele que seguir como discípulo o nascido de um adultério, aquele que envenena, aquele que delata, aquele que vive as custas da prostituição da esposa, aquele que por preocupações mundanas não respeita os dias de parvas (lua cheia, lua nova, etc), aquele incendiário, aquele amigo traidor, aquele adivinho, aquele que performa cerimônias religiosas rusticamente ou aquele que vendem o ácido usado nos sacrifícios. É condenado a Vaitaraní (?) aquele que destrói uma colméia ou pilha uma vila.

A sétima mandala é composta pelos narakas de Krishna, Asipatravana e Vahnijwála. É condenado a Krishna (negro) aquele que causa impotência (!), transpassa terras alheias, é impuro, ou que vive em fraude. É condenado a Asipatravana (folhas das arvores cortadas tal qual espadas) aquele que põe abaixo árvores sem responsabilidade. É condenado a Vahnijwála (flamas ardentes) aquele que maltrata/caça abusadamente dos cordeiros e rebanhos ou aquele que põe fogo, cozinha, o barro em tijolos (!).

A oitava mandala é composta pelos narakas de Sandasa, Swambhojana e Dáruná. É condenado a Sandasa (alfinetes) aquele que viola promessas e juramentos ou aquele que quebra as leis. É condenado a Swambhojana (ser alimento para cães) aquele que sob o pretexto de estudar a religião dorme de dia ou aquele que já adulto é ensinado por suas crianças a literatura sagrada.

A nona mandala é composta pelos narakas de Kálasútra, Tamas e Avichi, além do domínio de Yama, chamado de Yama-loka ou Apratishtna.

Nenhum comentário: