quinta-feira, julho 10, 2008

Gun Kata




Gun Kata é um gênero ficcional de arte marcial elaborado por Kurt Wimmer para o filme Equilibrium (2002). Consiste em uma junção de técnicas de combates de espada, especificamente de Katana (espada japonesa) com movimentos elaborados para armas de fogo. Seu preceito está no fato de que, em uma batalha armada, os elementos que atuam nela podem ser estatisticamente pré-determinados.

O Gun Kata utiliza a arma de fogo como uma arma total, como uma extensão de seu corpo, tal qual os samurais de outrora. Cada posição e movimento fluido representa uma zona potêncial mortal máxima, que inflige o máximo de dano no máximo número de oponentes ao mesmo tempo, enquanto mantém o praticante salvo do fogo de retorno dos inimigos, também em termos estatísticos.

O sucesso foi tamanho que inúmeras produções posteriores fizeram alusão a esta técnica, algumas claramente citadas, como a animação Trinity Blood, com o personagem Tres Iqus, que aparece em comparação com o Gun Kata original neste vídeo.

2 comentários:

Seishin Hermy disse...

Muito interessante, fiquei com vontade de ver esse filme. Finalmente, algo que veio dar interesse a lutas com armas de fogo...
Só uma pequena correcção: as espadas japonesas recebem o nome de Katana. Katakana, o nome que lhes é dado no post, designa na realidade um dos alfabetos fonéticos japoneses, que é utilizado principalmente em estrangeirismos.

Michael Serra disse...

nossa, erro tosco o meu, obrigado